Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





A razão dos enfermeiros

por Henrique Monteiro, em 31.03.10

Publicado em SAPO Notícias

Autoria e outros dados (tags, etc)

Anos de Cartoons

2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Boris a 31.03.2010 às 14:03

Meus caros,

O centro da questão não se situa no simples ganhar mais, situa-se na justiça. Os enfermeiros nao se sentem superiores às diversas profissões da mesma área, apenas se sentem injustiçados, tal como esses técnicos que não auferem ordenados compativeis com o seu grau académico.

O problema de toda esta confusão na cabeça da opinião publica, tal como se provou acima, nos posts deste artigo, é que a comunicação social molda e deturpa a informação que oferece, tal como alguns elementos do governo... A argumentação pode-se fazer com base naquilo que nos apetecer, desde que nao se minta claramente e haja o minimo de verdade naquilo que se diz, mas a interpretação de quem lê e nao conhece todos os factos normalmente está errada.

Concretizando: os enfermeiros apenas procuram que o seu ordenado seja compativel com o seu grau académico - carreira superior técnica - onde têm a sorte de estar incluidos psicólogos, engenheiros, médicos, advogados, todos aqueles que são licenciados e recebem como tal.

Não podemos confundir tabelas salariais publicas e privadas - os engenheiros que falavam acima, ou trabalham em empresas privadas (que lhes pagam o que entendem) ou então estão em regime de estágio tutelado estatal e recebem como estagiários. Qualquer licenciado que trabalhe para o estado recebe como tal, exceptuando enfermeiros e tecnicos diagnóstico e terapeutica, que eu conheça.

Espero ter esclarecido as duvidas de quem está menos bem informado. Antes de opinarem vivamente, leiam e informem-se.
Sem imagem de perfil

De Bruno a 31.03.2010 às 14:27

Esta coisa de dizer que é a comunicação social que é culpada desculpem lá noutro dia entrevistaram um enfermeiro que ia para a greve em camionetas perguntaram-lhe o que é que eles reivindicavam e ele disse que iam fazer greve para ver se conseguiam ser aumentados, a jornalista perguntou-lhe se estava com esperança que a greve resulta-se e ele disse algo deste género: - "temos de tentar a ver se ganhamos mais alguma coisa, se não nos aumentarem para os 1200, pode ser que aumentem alguma coisa"

Eu a certa altura pensei estar a ver um conjunto de estudantes a irem fazer greve, foi o que pareceu.

Quando aqui disseram que licenciados no estado ganham mais que enfermeiros, posso dizer que isso é falso, não é uma generalização mas conheço casos próximos de técnicos com mesmo grau que enfermeiros que têm o mesmo problema, mas para pior! que são os técnicos superiores de saúde.

Acho que os enfermeiros têm direito à greve não concordo com o modo, penso que não foi salientado nas opiniões! mas de facto os 4 dias de greve por as razões indicadas, num momento que a ministra disse que irá ser efectuada uma alteração no sentido das preocupações apresentadas daqui a 3 anos, bem quer-se dizer,... estão a entrar pela madeira a dentro!
Devia haver mais compromisso por parte dos enfermeiros com operacionalidade, dos sítios onde trabalham,....
Sem imagem de perfil

De Boris a 31.03.2010 às 14:46

Ora cá está,

Entrevistaram uma pessoa que claramente nao sabia o que estava a dizer, e publicaram: com certeza que teriam outra entrevista, com mais valor de opinião, pra publicar. Manipulação da informação!

Relativamente aos tecnicos superiores de saúde: os tecnicos diagnostico e terapeutica pertencem a esse grupo. Quem se sente injustiçado, que LUTE!

Compreendo que o timing desta negociação nao seja a melhor, pela situação economica e social, mas é esta a oportunidade que os enfermeiros têm para o fazer. Há quase uma década que existem licenciados em enfermagem, e recebem como bachareis. Não me parece justo.
Sem imagem de perfil

De Bruno a 31.03.2010 às 14:53

A entrevista foi em directo na TV, deixe-me clarificar Boris, concordo quando diz ""com certeza que teriam outra entrevista, com mais valor de opinião", daí a manipular parece-me excessivo, o problema não deveria estar em quem entrevista mas quem adere à greve, se adere a uma greve para dizer o que aquele marmanjo disse mais valia estar quieto, daí parecer uma greve de miúdos,... concorda?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Publicidade


No facebook


Cartoons Família e Desporto






Pesquisar cartoons

  Pesquisar no Blog